Pages

domingo, 18 de maio de 2008

O viver do homem

Quanto medíocre é o homem.... todo em seu universo com sua utópica onipotência sentindo-se no topo de sua magnitude. Sim, o homem está no topo... da arrogância, do egocentrismo. O homem é egoísta, e nada mais pode ser pior que isto. O homem de tão egoísta sofre, entretanto o homem gosta de sofrer, sente paixão pelo sofrimento. O homem ama a dor. Tanto mais dolorosa a vida, mais intensa e apaixonante foi. O homem não busca a felicidade, nunca buscou; e sim, suas chagas... suas fendas exteriores. O homem ama sofrer... tanto que tem medo de morrer por não saber se seu sofrimento continuará; acaba sofrendo por morrer... se submetendo aos mais asquerosos atos para não deixar de viver e, conseqüentemente, sofrer.


O homem é o ser que mais ama a vida, o menos inconformado. É claro, que há os realistas... estes se suicidam na primeira oportunidade. Há aqueles que julgam não sofrerem: falácias da vida moderna. Outros julgam sofrerem mais, apenas incompreendidos que não sabem ser o sofrimento igual a todos. Sim, igual, como não haveria de ser? Alguns sofrem mais pela morte de seu cachorro que pela doença degenerativa de seu tio, então, para estes, o cachorro morreu e seu tio permanece. Há também os mais medíocres, aqueles que têm consciência de seu sofrimento e mesmo assim são alegres, felizes, não. Ninguém é feliz; posso provar, não existe felicidade nesse mundo, pois esta foi completamente devorada pela ambição.

Hei de terminar minhas mágoas com a realidade que não inventei por aqui... antes que eu deixe de ser medíocre, caia na realidade e esta se torne uma obra póstuma.

3 comentários:

betucury disse...

Quanto misterioso é o homem

Chicaum disse...

hahaha, legal =). mas que visão do homem que você teeem. rsrs...e é claro que dá pra ser feliz... só que é uma felicidade relativa...você é feliz por ter saúde, por viver bem, mas de vez em quando você é assaltado, morre alguém, se aborrece, mas isso são coisas da vida...não têm a ver com a felicidade. eu acho que além da ambição o homem também sofre por orgulho. Coisas que ele deixa de fazer, sentimentos que deixa de exprimir por fatores externos como família, estereótipos, exclusão...ah...vou ficar até amanhã aqui ahaahau....mas como ia dizendo eu gostei XD.

Magan disse...

O homem, um assunto delicado. Se perdeu suas virtudes no decorrer do tempo. Se ateve em comodismos, achismos, conformismos... Se tornou medíocre, não exige de si mesmo, nem vale seus esforços. Do egoísmo que lhe tolda, só sabe olhar para dentro de sua mente, do seu querer, sem nem mesmo tentar imaginar que existem outros que sentem, que ele pode machucar, que ele nem sequer se preocupa.

E não só sente sofrimento como causa pelo egoísmo, cortando os laços sem perceber, fazendo a dor, sem nem pensar, porque não pensa mais. Porque não precisa, se adaptou ao lado cretino do prazer, do desejo, da roda cíclica do instinto. Da dor que já é natural, ele acaba abalando o equilíbrio, que só pensando em si mesmo, peca no negativo, na revelação da foto de seus atos.

Não é possível agradar a todos, ou mesmo, ser bom em tudo, conhecer tudo, ou fazer o bem a todos, mas por coisas pequenas, coisas simples que ele deixa de fazer, que o torna tão irracional, tão símeo. Valorizando até a paixão explosiva, se cansando e descartando quem lhe amou, por um produto melhor, por uma estética e carne melhor que lhe apresente desafio, e não conforto, independente de amor e acreditam na beleza oca, que não precisam se esforçar, lá acima da cadeia alimentar.

Não só não busca a felicidade, como só quer algo pra saciar e o deixa-lo, poderoso, o poder que tem de influenciar, de fazer os outros dependentes, não me deixando acreditar numa vida feliz, mas numa heróica. Correndo pela sobrevivência, passando por cima dos outros. Querendo se prender a vida, como porcos à lama.

Suicidar, se acovardar diante do sofrimento. Decerto o homem escolhe sua morte e afia a espada da morte por si próprio, daqueles que se dizem não sofrer, é que estão embriagados demais com a felicidade e não sabe nem o que forma suas bases e o seu querer.

O mesmo sofrimento? Maquiados pelas ações desajeitadas da natureza humana. Alguns passam por provações maiores, cientes de um espírito mais elevado, de uma alma mais desgraçada. Mas desgraçados são aqueles que não sabem valorizar, se acham julgadores e se dizem melhores por se importarem demais e de fato não se importarem com nada além do umbigo. Me ensandece. Ser alegre, feliz? Mentir pra si mesmo e tentar ser legal com um mundo tão sacana? Eu prefiro a solidão por entre os homens.

Ambição, vaidade, ego... Troquei a ambição pela determinação, a vaidade pela atitude, o ego pelo valor das outras pessoas. Só será uma obra póstuma quando alguém depois da sua vida, valorizar o seu excerto, não será por mim.